Fonte: Maricá Info
A Prefeitura de Maricá começou nesta segunda-feira (08/12) a testar um novo modelo de assistência na saúde pública: o Medicamento em Casa. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Saúde, prevê a distribuição domiciliar de remédios para moradores dos quatro distritos que dependem do SUS e fazem uso contínuo de tratamento.
Nesta fase inicial, o serviço é direcionado a idosos, pessoas acamadas, pacientes com dificuldade de locomoção e moradores com doenças crônicas que exigem acompanhamento regular. A proposta busca reduzir deslocamentos, facilitar o acesso e aproximar o cuidado médico da rotina de quem mais precisa.
“Através da Atenção Primária, vamos disponibilizar, em casa, medicamentos que estejam disponíveis no SUS. Isso facilita o acesso ao cuidado para os pacientes que precisam de medicamentos de uso contínuo”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho.
A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, destacou o impacto da medida para a organização da rede. “Ao identificar os pacientes que mais precisam e garantir que recebam seus medicamentos sem enfrentar deslocamentos, promovemos equidade, proteção e valorizamos a relação entre saúde pública e território”, afirmou.
Entre os primeiros moradores atendidos está Alcinea Adelina, da Barra, que relatou o alívio de não precisar mais ir até a unidade de saúde. “É ótimo contar agora com esse projeto, pois estou sem condições de ir ao posto de saúde e pegar conduções para chegar até lá. Com isso, receberei os medicamentos em casa sem precisar ir ao posto ou fazer renovações de receita”, comentou.