A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Seop), renovou o convênio com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) para manter ativo, na cidade, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). É por meio dele que o policiamento na cidade é reforçado com até 170 policiais diários.
A Secretaria de Ordem Pública vem ampliando os investimentos na segurança pública nos últimos anos. Atualmente, Maricá é a cidade que mais investe no Proeis em todo o Estado, reforçando o contingente da Polícia Militar e ampliando a presença de agentes nas ruas do município. O convênio foi firmado em 2017 e é renovado anualmente.
“Entendemos que segurança pública é um fator que impacta diretamente na qualidade de vida da população. Temos feito investimentos na área e promovido uma importante integração diária com a Guarda Municipal e o Centro Integrado de Operações na Segurança Pública (Ciosp). Nosso objetivo é reforçar cada vez mais a segurança em Maricá”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.
O secretário de Ordem Pública Julio Veras destacou algumas mudanças no convênio firmado com relação aos anteriores. Segundo o gestor, que também é coronel da ativa da Polícia Militar, uma série de critérios focados na métrica e resultados serão mais observados a partir deste novo acordo. “Reuniões bimestrais serão realizadas com os corpos técnicos da Seop e da Coordenadoria do Proeis para que a gente avalie o tempo todo o direcionamento do planejamento e o sucesso do programa”, explicou Veras.
Outra novidade no convênio é a utilização pioneira entre as cidades que mantém o Proeis para avaliação do serviço dos policiais. “Dentro em breve nós teremos um software que é utilizado pelo Programa Segurança Presente, e por meio dessa plataforma os policiais terão que registrar todas as abordagens enquanto estiverem em serviço. A ferramenta vai nos ajudar muito a avaliar o desempenho dos agentes”, concluiu o secretário de Ordem Pública.
Apenas em 2024, a Secretaria de Ordem Pública já investiu mais de R$ 10 milhões no Programa Estadual de Integração na Segurança, com valores superiores a R$ 1 milhão mensal. Em julho, as 20 viaturas utilizados pelos policiais do Proeis por veículos 0 km, garantindo maior efetividade no patrulhamento diário.
Além do Proeis, o município também paga o Regime Adicional de Serviço para reforçar o efetivo da 82ª DP (Maricá), custeamos o combustível das viaturas do 12º BPM que atuam na cidade – evitando deslocamentos até a sede do batalhão, em Niterói – e fornecendo viaturas para os policiais do Proeis.