A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde (Femar) e da Secretaria de Saúde, promove desde terça-feira (29/10) o maior programa de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas de sua história. Ao todo, serão mais de 20 mil atendimentos e 3 mil operações previstas para zerar a fila de espera da Central de Regulação. Os pacientes seguirão um cronograma de agendados e passarão por uma triagem, que vai ocorrer até dia 07/11 no espaço montado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, próximo ao Fórum, em Araçatiba. No local, serão feitos os exames necessários e, caso identificada a necessidade, haverá encaminhamento para cirurgia de catarata e pterígio — lesão benigna caracterizada pelo crescimento anormal de um tecido na membrana que protege o globo ocular.
O atendimento no espaço de Araçatiba será realizado entre 8h e 18h e os pacientes serão informados da marcação pelas equipes da Central de Regulação e das Unidades de Saúde da Família (USF). Os pacientes com demandas cirúrgicas serão direcionados para realizar a operação no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, que ocorrerão a partir do dia 11/11. Após as cirurgias, os pacientes irão passar por duas revisões médicas, procedimento fundamental no período pós-operatório.
O prefeito Fabiano Horta anunciou o programa de “fila zero” de oftalmologia nesta sexta-feira (25) em vídeo lançado nas redes sociais. Ele ressaltou o impacto histórico da mobilização para a cidade, explicando também que os agendados já estão sendo avisados.
“Na ação fila zero de oftalmologia, vamos oferecer à população a maior quantidade de consultas, exames e cirurgias desse tipo na história da cidade. Esse é um ganho para o município e para a saúde dos maricaenses. Começaremos a triagem dos pacientes na fila de espera no dia 29 de outubro e as equipes já estão entrando em contato com os agendados para organizar todo o processo”, reforçou.
Fila de espera será zerada no município
No total, mais de 7.200 pessoas estão na fila de espera com demandas oftalmológicas no município. Esses pacientes serão agendados de acordo com a fila de espera do sistema de regulação e seguindo os princípios de classificação de risco do Sistema Único de Saúde (SUS), que prioriza os casos mais graves ou urgentes. Ao final do processo de triagem e avaliação dos pacientes, poderão ser realizadas até 1.699 cirurgias de catarata e outras 1.513 de pterígio.
Entre 29/10 e 07/11, as pessoas com demandas para atendimentos ou procedimentos oftalmológicos que ainda não estão sendo acompanhadas na rede municipal podem procurar a o local para serem avaliados e, caso necessário, inseridos no sistema da Central de Regulação para assistência oftalmológica. O “fila zero” também atenderá a essas novas demandas identificadas.
O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, destacou o impacto da iniciativa para o bem-estar dos maricaenses e os procedimentos necessários.
“A ação oftalmológica é um enorme ganho para o município. Assim, conseguimos atender toda a demanda reprimida por atendimentos e procedimentos nessa área. Zerar a fila de espera é a primeira etapa da ação de serviços oftalmológicos, que depois também atenderá novas demandas”, afirmou.
Claudia Rogéria de Lima, diretora de Atenção à Saúde da Femar, explicou os detalhes do programa de “fila zero” oftalmológico.
“Essa iniciativa é o resultado do credenciamento de prestadores para realizar esse serviço, um diferencial. Isso foi possível pela implementação do novo índice de pagamento aos entes conveniados, desenvolvida pela Femar e instituída pelo município, que corrige as defasagens da tabela SUS”, acrescentou.
Procedimentos necessários
Os moradores convocados para participar da triagem inicial devem apresentar os seguintes documentos: identidade; cartão do SUS; solicitação ou pedido médico; comprovante de residência; além do agendamento da Central de Regulação. É importante lembrar que a população deve manter os contatos do cadastro atualizados para serem informados do agendamento. Caso necessite fazer a atualização, é necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.