Search
Search
Close this search box.

Artes, boa comida e vista para as montanhas nas Vargens

Fonte: O Globo

U m cenário bucólico, cercado de vegetação e montanhas, em que aromas diversos levam à vontade de saborear pratos feitos com ingredientes como aipim, queijo coalho, carne defumada, farofa de dendê, camarão ou torresmo. E onde se pode, antes ou depois de degustar boa comida, alimentar o espírito com trabalhos artísticos e peças de artesanato como quadros, aquarelas e cerâmicas. Se a combinação parece atraente, está feito o convite para aproveitar a segunda edição do Circuito de Gastronomia e Artes das Vargens, a ser realizado nos próximos dois fins de semana (dias 6, 7, 13 e 14 de julho). Com 22 restaurantes e 17 artistas e artesãos participantes, o evento tem como pano de fundo as tradições dos dois bairros e se propõe a ser um chamariz de público para estimular o comércio e o turismo na região.

Os artesãos vão expor suas obras em restaurantes ou abrir as portas de seus ateliês ao público. Um dos destaques são as bonecas de pano místicas e personalizadas da Art de Bruxas, marca da atriz e instrutora de ioga Dany Stenzel, e da mestra de reiki Cris Marotta. O processo de confecção inclui a aromaterapia, com produtos que exalam cheiros como o de lavanda, e tingimento com ervas e especiarias como cravo e canela, cacau e café. As bonecas carregam cristais e recebem cores de acordo com o objetivo do cliente: o verde e o rosa são associados à cura; o laranja, à alegria; e o azul, à comunicação.

— Eu me casei, tive dois filhos e percebi que seria difícil criá-los e sair para trabalhar. Aí me veio a ideia de trabalhar em casa criando bonecas de pano, tingidas com especiarias, para parecer aquelas bonequinhas velhas achadas no fundo do baú. Tempos depois me formei em ioga para crianças, reiki e aromaterapia, e recebi várias mensagens da espiritualidade sobre uma missão de cura. Resolvi materializá-la nas bonecas, que eu digo que são realmente mágicas, em virtude da intenção com que são confeccionadas — conta Dany.

Para o Ciga, a artesã criou a coleção Lenda, com bonecas que são a representação de personagens do folclore brasileiro, como Saci Pererê, Curupira e Lobisomem. Esses e outros produtos da marca estarão expostos na loja de artesanato Vida Simples, na Rua Agapanto 24, em Vargem Grande.

— Tive a ideia de destacar o lado mágico das Vargens depois que comecei a conversar com moradores e eles começaram a contar histórias associadas a lendas folclóricas, como um pessoal que disse que todo dia o Saci assobia em seu quintal — explica, detalhando mais seu processo de produção: — A maioria das minhas encomendas são para adultos, que também querem ser acolhidos por essas bonecas que defino como uma cura abraçável. Antes de começar a produzir, tenho uma longa conversa com a pessoa, sobre suas particularidades, como desejos e angústias. Em seguida, fico contemplando uma foto do cliente e faço uma conexão energética. Depois desse processo é que começo a confeccionar no ateliê.

As peças da marca estarão expostas na loja de artesanato Vida Simples, na Rua Agapanto 24, em Vargem Grande. Entre os trabalhos que poderão ser conhecidos no Ciga estão ainda as joias com sementes, raízes e artigos indianos da Luz das Fadas, as velas artesanais de Helen Raposo, as peças de cerâmica feitas à mão de Fátima Pepulim, e as cerâmicas da VG Arte no Fogo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email